quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Condicionadores de ar split piso-teto ganham etiquetas de eficiência energética


Resolução 215 do Inmetro, publicada em 27 de julho deste ano, estabeleceu o início da etiquetagem que vai indicar o nível de eficiência energética de cada equipamento

Alexandre Canazio, para o Procel Info

Ar condicionado split: etiquetagem compulsória de eficiência energética

A perspectiva de reduzir o consumo de energia elétrica de equipamentos como freezeres e condicionadores de ar é cada vez mais concreta com a adoção das etiquetas de eficiência energética e da concessão do Selo Procel de Economia de Energia. Em julho deste ano foi a vez de os condicionadores de ar tipo split piso-teto ganharem a etiqueta e o Selo Procel, que de forma inédita começa já compulsória para fabricantes e importadores. Haverá um período de 12 meses de transição para que o comércio deixe de vender os produtos sem a etiqueta.De acordo com Paulo Mocarzel, coordenador do laboratório de refrigeração do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), esse período não deve ser longo devido à forte procura pelo produto. O Cepel foi responsável pelos ensaios destinados a aferir os níveis de eficiência energética dos produtos comercializados no país. "O Cepel dotou uma estrutura de ensaio para possibilitar a avaliação desses equipamentos, sendo o único laboratório acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para esse tipo de ensaio", disse. O laboratório teve que se adaptar ao condicionador tipo split piso-teto, em decorrência do tamanho - pode chegar a 80 mil BTUs de potência. Esses condicionadores podem ainda ter níveis de tensão de 220 V, 380 V ou 440 V. "Tivemos que alterar a estrutura de ensaio de forma a possibilitar a avaliação desses equipamentos de grande porte", explicou Mocarzel, destacando que o calorímetro, onde são feitos os ensaios, foi a maior preocupação. Os esforços valeram a pena. O Cepel conseguiu testar praticamente todos os produtos no mercado antes da publicação da Resolução 215 do Inmetro em 27 de julho deste ano, que estabeleceu a etiquetagem. A adoção da compulsoriedade foi possível porque em quase três anos de discussões os fabricantes e importadores foram adotando os níveis propostos. "Se observou que a maioria dos fabricantes já seguia os níveis de eficiência energética. Eles vinham seguindo voluntariamente", observou Leonardo Rocha, chefe substituto da Divisão do Programa de Avaliação de Conformidade do Inmetro. Essa rápida adaptação do setor deve-se à abrangência da etiquetagem no setor de ar condicionado. "A etiquetagem dos condicionadores de ar ocorre há uma década. A compulsoriedade se deu a partir de 2006, com a portaria 14, abrangendo condicionadores de ar de janela e splits tipo hi-wall de até 36 mil BTUs", lembrou Rocha. De acordo com Mocarzel, em razão da recente revisão da tabela de classificação energética, o ganho mínimo de eficiência energética dos condicionadores de ar, de maneira geral, é de 8%. Ele explicou ainda que o país está adotando níveis europeus de eficiência energética, no caso dos split piso-teto, porque não havia parâmetros locais para fixar os níveis. "Os maiores ganhos, contudo, serão naqueles produtos de mais alta eficiência energética, que recebem o Selo Procel", frisou o coordenador do laboratório de refrigeração do Cepel.
"A etiquetagem dos condicionadores de ar ocorre há uma década. A compulsoriedade se deu a partir de 2006, com a portaria 14, abrangendo condicionadores de ar de janela e splits tipo hi-wall de até 36 mil BTUs", conta Leonardo Rocha, do InmetroEldon Costa, engenheiro do Procel, lembra que os consumidores terão as informações sobre os índices de eficiência energética dos condicionadores de ar piso-teto disponibilizados no site do Procel. "O Procel mantém em seu site (www.eletrobras.com/procel) as tabelas com os modelos contemplados com o Selo Procel, de modo a que os consumidores possam optar pelos produtos mais eficientes do mercado.", contou. “No caso dos splits piso-teto, os benefícios para os consumidores poderão se ampliar em breve, na medida em que os fabricantes lancem novos produtos para atender aos índices de eficiência energética atuais, necessários para obter a concessão do uso do Selo Procel”. Leonardo Rocha, do Inmetro, adiantou ao Portal Procel Info que está em discussão uma regra de evolução dos índices de eficiência energética. "Será feita uma redistribuição das faixas de eficiência energética com a eliminação da faixa menos eficiente e adequação das outras", disse.Rocha disse ainda que, entre os pontos de discussão, está a periodicidade da mudança das faixas de eficiência energética. Ele afirmou que o Inmetro quer saber qual o período mais adequado no entender dos fabricantes para as modificações serem feitas. "Cada mudança no índice de eficiência energética significa um investimento necessário para adequação", comentou. Outro que trouxe novidades foi Paulo Mocarzel. Ele disse que os splits tipo cassete já estão certos para ganhar etiqueta em julho de 2010. Isso porque, explica, a etiquetagem desses equipamentos foi adiada para não atrapalhar o processo dos split piso-teto. No caso dos splits piso-teto, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) vai aferir se os níveis de eficiência energética obtidos nos ensaios laboratoriais preliminares serão reproduzidos pelos produtos à venda no mercado. "O PBE vai realizar um procedimento de acompanhamento de produção, por amostragem, através do qual vai coletar várias unidades para avaliar as condições dos produtos à venda", contou Mocarzel. O resultado da análise vai ratificar ou não os índices estampados nas etiquetas.