sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sociedade contribui para aperfeiçoar regulamento para o uso do PLC

08/05/2009
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza nesta quarta-feira (13/05), a sessão presencial da Audiência Pública nº 010/2009 para aperfeiçoar a regulamentação que definirá as regras para o uso da tecnologia Power Line Communications (PLC)*.
A reunião será presidida pela diretora Joísa Campanher e será realizada na sede da Agência em Brasília, a partir das 14 horas. A Aneel receberá contribuições de toda a sociedade com o objetivo de definir as condições para a utilização da infraestrutura das empresas distribuidoras de energia elétrica para implantação do sistema que permite o acesso à internet por meio da rede de distribuição.
A proposta trata das possibilidades e limitações do uso das redes elétricas de distribuição para fins de telecomunicações, garantindo a qualidade, confiabilidade e adequada prestação dos serviços de energia elétrica, gerando incentivos econômicos ao compartilhamento do sistema e zelando pela modicidade tarifária.
Uma importante vantagem do PLC é a introdução de novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente. A economia representa a redução de custos aos consumidores que serão beneficiados com a apropriação de parte dos lucros adicionais obtidos por meio da cessão das instalações de distribuição, em benefício da modicidade das tarifas. Os consumidores de telecomunicações também serão beneficiados, pois o uso de redes existentes evita custos com implantação de novas infra-estruturas.
A tecnologia permite o uso independente dos serviços, embora seja utilizado o mesmo meio físico - as redes de distribuição de energia elétrica - portanto, a prestação dos serviços deve ser faturada separadamente. Outro benefício é a utilização da rede elétrica para a inclusão digital, pois a penetração do serviço de energia elétrica é maior que o de telecomunicação.
Além dos serviços de internet banda larga, voz e vídeo para os consumidores, o PLC permite ainda que as distribuidoras incorporem serviços de telemedição, como leitura remota de medidores, corte e religamento à distância; supervisão do fornecimento e da qualidade da energia; controle das perdas técnicas e comerciais, e monitoração remota das redes elétricas.
A Agência recebeu contribuições por escrito no período de 12 de março a 11 de maio. A reunião presencial é a última etapa para apresentar propostas ao processo. Os documentos relativos à audiência pública estão disponíveis no link A Aneel/Audiências/Consultas/Fórum/Audiências 2009 na página eletrônica da Agência (www.aneel.gov.br).
________________________________
Power Line Communications (PLC) - sistema de telecomunicações que utiliza a rede elétrica como meio de transporte para a comunicação digital e analógica de sinais como internet, vídeo e voz, caracteriza-se pelo compartilhamento de infra-estrutura. Assim, um ponto de energia pode ser uma tomada para ligar o eletrodoméstico e, simultaneamente, um ponto de rede de dados para a provedora de internet ou TV por assinatura.